sábado, 9 de julho de 2011
Dissecando: Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 Soundtrack
Trilhas sonoras sempre me fascinaram. O poder que a música tem de mudar e manipular o tom de uma cena e até mesmo de um filme inteiro é fascinante para mim. As trilhas de Harry Potter foram as primeiras trilhas sonoras que procurei ouvir na íntegra com a intenção de ouvir apenas o instrumental do filme e elas só aumentaram ainda mais minha paixão por esse hobbie, desde John Williams, passando por Patrick Doyle, Nicholas Hooper e finalmente Alexandre Desplat. A cada novo filme Potter lançado nos cinemas, ficava tão ansioso para ouvir a sua respectiva trilha sonora quanto para ver o filme em si. É por isso que, a poucos dias do lançamento da aguardadíssima conclusão da saga Harry Potter nos cinemas, com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, resolvi ouvir a última trilha sonora de Harry Potter e deixar minha opinião e impressão pré-filme de cada faixa da mesma. Lembrando que em alguns momentos vou associar a faixa à sua determinada cena do filme, e por isso posso soltar spoilers sobre sua trama. Se você não leu os livros (em que planeta você vive?), recomendo que prossiga com cautela...
Lily's Theme
Deprimente e triste. É assim que descrevo essa faixa de abertura da trilha sonora. Focada principalmente em um coro feminino, a música me passa uma forte sensação de perda, tristeza e saudade. O vocal feminino só potencializa meus sentimentos, já que é uma característica em trilhas sonoras que me agrada muito. O tom é obscuro, e Desplat usa de forma delicada o violino que dá continuidade às emoções transmitidas pela voz lírica do início da faixa. Não é muito longa, mas abre de forma espetacular a trilha sonora, mostrando que o que vem pela frente, no caso do filme, é algo triste, nostálgico e imprevisível.
The Tunnel
A mudança de tom é brusca. Passamos da sutileza, delicadeza e sentimentalismo da faixa de abertura para uma faixa poderosa com altos tons de violinos e uma percussão forte que indicam claramente uma cena de ação memorável. Ao comparar com o livro, não consigo imaginar em qual cena essa faixa será usada, já que entre as cenas do Chalé das Conchas e a invasão de Gringotes não há nenhuma cena de ação que nos leve a algum tunel. Pensei que ela poderia ser usada durante a fuga do banco, já que perto do final ela diminui seu tom urgente de forma brusca, nos fazendo pensar em algo que está caindo (pra quem não lembra, no trailer do filme tem uma cena em que o dragão derruba o carrinho de Gringotes e todos caem em um abismo), porém a trilha sonora, aparentemente, está organizada pela ordem cronológica em que as cenas são exibidas no filme, portanto o jeito é esperar para ver em qual cena ela será usada. Apesar de curta, é uma faixa belíssima.
Underworld
Ainda sem saber em qual cena essa faixa se encaixa, Desplat inicia Underworld com um tom de suspense e tensão sempre bem expressado pelo violino pra só depois explodir essa tensão com a urgência da percussão e dos instrumentos de sopro em uma sequência metrada, de tons altos e baixos. Por ser longa, essa faixa parece que vai ser usada em uma grande cena de ação. Apesar de não estar na ordem certa dos fatos, aposto que ela será utilizada durante as cenas no subterrâneo de Gringotes, antes deles saírem do banco nas costas do dragão. Belíssima faixa para uma cena de ação que promete ser de tirar o fôlego.
Gringotts
Apesar de suspeitar que as duas faixas anteriores serão usadas em algum momento após essa, Gringotts é a faixa que vai dar início à grande cena de invasão ao Banco dos Bruxos. E como uma boa cena de invasão no melhor estilo espionagem, ela abusa do suspense para dar o tom ao que está acontecendo no filme. Usando sons de cordas, Desplat passa a sensação de que há algo traiçoeiro sendo tramado e executado durante a música. Provavelmente será usada enquanto o trio entra disfarçado em Gringotes e tenta enganar os duendes.
Dragon Flight
É quase impossível descrever essa faixa. Ela por si só já valia uma análise do tamanho de um texto. Claramente composta para a cena de voo do dragão, enquanto o trio foge de Gringotes, essa música possui tons muito fortes do estilo e jeito de compor de John Williams. Sua marca é tão forte que, em certo ponto, penso estar ouvindo a trilha sonora de filmes como Jurassic Park e E.T., pois Desplat usa os instrumentos de sopro com a mesma magnitude que John Williams gosta tanto de fazer. É de longe a melhor faixa do álbum até agora e promete melhorar ainda mais quando executada durante o filme. É também a primeira faixa a utilizar um tema dos filmes anteriores. Nesse caso, parte de Hedwige's Theme é tocada no meio da música, porém com tons modificados.
Neville
Essa com certeza é a música usada na cena em que Harry, Rony e Hermione chegam em Hogwarts e encontram a Armada de Dumbledore escondida na Sala Precisa. Apesar de começar de forma obscura, ela rapidamente muda seu tom e revisita parte de uma faixa composta para Relíquias da Morte Parte 1 que é descrita pelo próprio Desplat como The Band Of Brothers Theme e é usada, tanto nesse filme como no anterior (na faixa Polyjuice Potion), em uma cena de reencontro de amigos. Logo depois a música muda um pouco de tom e me remete um pouco à rebeldia de A Ordem da Fênix ao abusar de notas urgentes e metradas de violino, provavelmente importante para mostrar as cenas de Harry saindo da Sala Precisa, ainda escondido, e iniciando sua jornada pelo castelo em busca das Horcruxes.
A New Headmaster
Como muitos já sabem, o momento que Harry revela que está entre os alunos de Hogwarts acontece, no filme, no salão principal e é também o momento em que Harry enfrenta Snape e o culpa pela morte de Dumbledore. Logo depois o novo diretor de Hogwarts aparata para fora do castelo. Provavelmente essa é a música dessa cena. Apesar de não ser muito inspiradora e ter tons um pouco mais leves e baixos, é uma faixa bonita que utiliza mais uma vez notas de Hedwige's Theme em sua composição. Seu tom é sombrio e um tanto quanto triste, terminando em uma crescente de tensão que termina de forma brusca, provavelmente para indicar o momento em que Snape aparata.
Panic Inside Hogwarts
Aqui a guerra parece finalmente começar. Provavelmente situada em algum momento após Voldemort usar sua voz para se comunicar com quem está no castelo, seu tom é realmente de pânico e de expectativa sobre algo grandioso que está para começar. Imagino que o início dessa música seja o momento em que Flitwick conjura aquele grande escudo que vimos nos trailers do filme até agora. O restante deve mostrar estudantes correndo em desespero e os mais velhos, junto com os professores, tentando controlar e organizar tudo.
Statues
Finalmente a trilha realmente vai adquirindo tons que me fazem lembrar de uma guerra. O ritmo do início dessa música me lembra muito o compasso usado em trilhas sonoras de filmes épicos, normalmente com cavalos em câmera lenta correndo em enormes planícies rumo à uma batalha eminente. Essa faixa também utiliza o violino e a percussão em excesso e sua metragem é perfeita com o tom protetor e de esperança que provavelmente deve ter a cena, já que é o momento que McGonagall dá vida às estátuas de Hogwarts para que elas possam proteger a escola do ataque eminente dos comensais da morte.
The Grey Lady
Provavelmente essa faixa será usada durante a jornada de Harry até o salão comunal da Corvinal, ao lado de Luna. Variando de tons leves e sombrios para momentos de tensão e ação, Desplat também utiliza de forma discreta um coro de vozes, que deve combinar com a presença da Dama Cinzenta na cena. Sem falar na flauta, usada de forma parecida com o som cortante e frio do vento. Mais uma vez a trilha assume momentos de sons metrados, abusando, como já de costume, do violino e da percussão.
In The Chamber of Secrets
Confesso que esperava nessa faixa algum tema para o beijo de Rony e Hermione, mas como beijos nunca foram o forte da saga Harry Potter (com exceção do beijo Harry/Hermione na Parte 1), minhas expectativas quanto ao beijo do casal da vez ainda estão baixas, e só diminuíram com a ausência de algo na trilha sonora que indicasse esse momento. Mas isso não faz falta nessa faixa, que já começa com um delicado pedaço de Hedwige's Theme interrompido por um macabro tambor que insiste em manter o ritmo acelerado da faixa, aumentando a tensão e os tons da música, culminando no ápice, quando instrumentos de sopro atingem notas altíssimas para representar, provavelmente, o momento em que Hermione tenta destruir uma Horcrux e a mesma se manifesta, assim como o Medalhão de Sonserina o fez quando Rony tentou destruí-lo.
Battlefield
Campo de batalha. É nesse momento que nós provavelmente saberemos o que está acontecendo na escola durante a guerra. Algumas notas de músicas já usadas por Desplat são usadas no início, porém o tom da música mantém seu ritmo urgente, com violinos e coros de voz representando o desespero de uma guerra. Mantém o mesmo tom e o mesmo nível de faixas como Panic Inside Hogwarts e Statues, o que deve acontecer em outras faixas criadas para mostrar cenas da Batalha de Hogwarts no geral. Ótima música para ser usada em tomadas aéreas da batalha e dos terrenos e corredores da escola.
The Diadem
Estamos novamente na sala precisa, porém dessa vez em seu formato de "depósito". A Horcrux da vez é a Diadema de Corvinal. A faixa começa com notas delicadas e um tanto quanto misteriosas. Desplat continua usando de forma muito discreta e belíssima a flauta para dar os tons necessários às cenas. O final da música toma um rumo diferente e usa notas graves e baixas de percussão que vai aumentando seu tom de urgência, provavelmente no momento em que Draco aparece para enfrentar o trio.
Broomsticks And Fire
Altas notas para os intrumentos de sopro, coro de vozes graves para dar o tom épico e o violino, é claro, mantendo a métrica e o ritmo urgente da cena. Impossível não prever que essa cena será incrível. Aqui percebo pequenos momentos em que Desplat utiliza instrumentos como o pandeiro em sua composição, provando que ele realmente sempre dá um jeito de usar instrumentos brasileiros em suas obras. Essa é a cena em que o fogomaldito começa a destruir toda a sala precisa e tanto o trio quanto Draco e seus capangas lutam para sair de lá com vida.
Courtyard Apocalypse
Os tons usados em Battlefield, e Panic Inside Hogwarts, por exemplo, se repetem aqui novamente, o que deixa claro que Desplat criou mesmo um tema para representar toda a batalha de Hogwarts como um todo. Essa canção começa dessa forma e vai aumentando suas notas. Tenho a impressão que esse é o momento que vemos as mortes e os estragos da batalha enquanto o trio volta ao campo de batalha em busca da próxima Horcrux.
Snape's Demise
Confesso que a morte de Snape é uma das cenas que mais espero ver nesse filme. E essa faixa, além de possuir tons sombrios, usa notas de Hedwige's Theme de forma quase homeopática enquanto a tensão aumenta para o que parece ser a morte do eterno professor de poções. A música então assume tons tristes e melancólicos, voltando à primeira faixa da trilha sonora e repetindo aqui o vocal feminino e os tons de Lily's Theme. É de arrepiar. A partir daqui a história de Snape começará a moldar e determinar os eventos que virão a acontecer no que resta do filme, por isso o personagem está tão presente, direta ou indiretamente, nos nomes das faixas da trilha sonora.
Severus And Lily
Essa é a faixa mais longa do álbum e é de longe uma das minhas favoritas. É aqui que vemos Harry ir à penseira e entrar nas memórias de Snape, onde descobre a verdade sobre o ex-diretor. Essa música me passa um sentimento de melancolia, injustiça, admiração e tristeza e só me faz pensar no quão trágica é a história de Snape. Seus tons são delicados e muitas vezes deprimentes, o que é essencial para que o público se identifique e entenda a verdade sobre o personagem. Basicamente apoiada nos violinos e seus tons mais graves e dramáticos, Severus and Lily tem tudo para ser a trilha sonora de uma das cenas que mais vai fazer os fãs derramarem lágrimas no cinema.
Harry's Sacrifice
Essa faixa me passa uma sensação de real sacrifício. Mas não aquele sacrifício forçado, mas sim algo digno de um herói, com bravura e coragem. Mesclada com tons de The Obliviation, primeira faixa da trilha sonora da primeira parte de Relíquias (e minha favorita), e terminando com notas lentas de Hedwige's Theme a tocar, posso sentir a tristeza, porém a certeza, de Harry ao decidir se entregar e fazer o que é certo por causa daqueles que ele ama. É lindíssima essa faixa...
The Ressurrection Stone
A mais linda e delicada faixa da trilha sonora na minha opinião é também a música que dará o tom musical à cena que mais me fez chorar no último livro: o momento em que Harry usa a Pedra da Ressurreição e volta a encontrar todos aqueles que morreram para protegê-lo, inclusive seus pais. Usando o som de cordas, piano e os mesmos vocais e notas usados em Lily's Theme, presenciamos o desenvolvimento e aprofundamento da tristeza presente na faixa de abertura da trilha sonora, quando os vocais atingem notas mais altas que me lembram muito os vocais utilizados por exemplo na trilha sonora de Titanic e que até hoje me arrepiam. É a primeira vez que me emociono com uma trilha sonora antes mesmo de ver o filme. The Ressurrection Stone é, por si só, suficiente pra fazer um fã derramar lágrimas.
Harry Surrenders
Não preciso nem dizer em qual cena essa música é usada. Tensão e expectativa exalam dos sons métricos dos violinos dessa faixa. Porém Desplat também usa um pouco de tons heróicos e que me remetem mais uma vez à bravura e ao sarifício de Harry. Não é exatamente épica para o que essa cena representa, mas é suficiente para criar o clima necessário para a mesma.
Procession
Tristeza e incredulidade é o que essa faixa me passa. Afinal, estamos falando do momento em que toda Hogwarts assiste um Harry Potter morto ser carregado de volta à Hogwarts depois de se entregar por todos os que estão ali. É perfeita para a cena e para o momento, pois o tambor levemente ritmado e o violino mais uma vez metricamente tocado dão à faixa um tom de luto que poucas vezes senti na série de filmes.
Neville The Hero
Aqui a bravura de Neville tem sua vez de ser representada e a faixa utiliza de forma belíssima os violinos para, com notas leves, ir crescendo seus tons e assim chegar ao momento em que a percussão e os instrumentos de sopro tomam conta da faixa e trazem à tona o sentimento de heroísmo antes escondido em Neville.
Showdown
Chegamos ao grande clímax, quando Harry revela estar vivo e finalmente temos o grande duelo final entre o bem e o mal. E a música é de tirar o fôlego. A trilha sonora atinge o tom máximo de urgência que o filme pode alcançar, com ritmo acelerado, violinos, percussão e instrumentos de sopro sendo ainda mais usados de forma genial. Percebemos também detalhes, como a flauta e objetos metálicos, para dar os retoques finais da faixa. A música funciona como uma grande montanha-russa de níveis sonoros e termina com notas altas, criando um pequeno intervalo para o que promete ser a grande queda do Lorde das Trevas.
Voldemort's End
Tudo o que você ouviu durante a trilha sonora de todo o filme se misturou nessas duas últimas faixas e criou um clímax musical épico, que passa não só o tom de urgência presente em todo o álbum, mas também o lado dramático que essa urgência traz: A necessidade de se por um fim em tudo isso. A derrota de Voldemort termina então com as notas altas diminuindo e, mais uma vez, Lily's Theme tocando de forma delicada, quase que para purificar e acalmar os nossos ouvidos depois de tanto caos. A batalha final entre Harry e Voldemort promete ser algo inexplicável, porque só a sua trilha sonora já é suficiente para me dar arrepios de empolgação.
A New Beginning
Nostalgia, negação, tristeza, felicidade, calma, sensação de dever cumprido, paz... Acho que é isso que essa canção, pequena, delicada e nada escandalosa quer transmitir. Me sinto triste só de pensar que é a última faixa de trilha sonora de Harry Potter que vou ouvir. Todos os instrumentos são usados de forma leve, apenas para dar o tom de despedida e recomeço que a cena final vai exigir. É emocionante e tocante e promete ser ainda melhor no filme.
Como humilde admirador de trilhas sonoras e fã da série Harry Potter, me arrisco a dizer que essa trilha sonora é uma das melhores da saga, perdendo apenas para as de John Williams (a do Prisioneiro de Azkaban ainda é minha favorita). Desplat superou seu trabalho já incrível na Parte 1 de Relíquias da Morte e conseguiu fechar musicalmente a série de forma primorosa. Agora só nos resta esperar para ouví-la nos cinemas. O fim de Harry Potter nos cinemas está próximo, porém não devemos esquecer que a série sempre estará viva dentro de cada um de nós, portanto vamos reler os livros, reencontrar os amigos, ouvir mais de mil vezes as trilhas sonoras e, é claro, fazer de tudo para que tenhamos a melhor última estréia de Harry Potter das nossas vidas! Para terminar, deixo aqui um vídeo que mostra Alexandre Desplat conduzindo a gravação da última faixa da trilha sonora do filme. É simplesmente magnífico.
Espero que tenham gostado desse primeiro Dissecando. Espero também que não tenha ficado muito cansativo. Tentei usar o pouco conhecimento que tenho sobre música, instrumentos e trilhas sonoras, mas como não sou nenhum entendedor do assunto, deixo aberto os comentários para quem tiver algo a acrescentar/corrigir e também para quem quiser simplesmente comentar e dar sua própria opinião sobre a trilha sonora. E que todos tenham um incrível dia 15! Nos vemos do outro lado...
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